Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

terça-feira, 6 de março de 2012

Receita Federal começa a operação Taj Mahal no Rio de Janeiro


A Receita Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira,5/3, na cidade do Rio de Janeiro, a “Operação Taj Mahal”, com o objetivo de identificar os imóveis em situação irregular quanto ao recolhimento das contribuições previdenciárias. O helicóptero EC-135 da Receita Federal, pilotado por integrantes da Divisão de Operações Aéreas – DIOAR e equipado com câmeras para o reconhecimento fez um sobrevoo na região oeste da cidade, a partir do aeroporto de Jacarepaguá.


A “Operação Taj Mahal” abrangerá todo o Estado do Rio de Janeiro, a começar pela capital, estendendo-se ainda durante o mês de março para as regiões norte e sul do estado. As imagens obtidas nos voos da Receita Federal serão confrontadas com as imagens de satélites dos últimos cinco anos e com os cadastros das Prefeituras Municipais e o banco de dados da Receita Federal. Como alvos estarão também os imóveis cujos proprietários já concluíram as obras, mas continuam declarando ao fisco apenas o terreno. O serviço de inteligência da Receita Federal realizou trabalho preparatório da operação, identificando áreas do estado onde há indícios de descumprimento da legislação.

As investigações preliminares possibilitaram a identificação de centenas de imóveis que podem estar em situação irregular no que se refere às contribuições previdenciárias relativas a obras. Os imóveis sob suspeita foram localizadas pelas suas coordenadas para que fosse possível o planejamento da operação aérea.


Nos últimos meses a Receita Federal fez operações semelhantes em três outros estados: São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E os resultados foram expressivos, com alto comparecimento do contribuinte às Unidades da Receita Federal para regularização da sua situação fiscal. Para regularizar a sua obra, o contribuinte deverá agendar o atendimento pretendido através da página da RFB na internet www.receita.fazenda.gov.br , no menu “Onde Encontro”, opção “Agendamento”, em seguida “Agendamento de Outros Serviços”.

A Superintendência Regional da Receita Federal na 7ª Região Fiscal já tem disponível, nos Centros de Atendimento ao Contribuinte – CAC ou nas Agências da Receita Federal do Brasil, folders explicativos e detalhados quanto aos requisitos necessários para a regularização de obras civis.

A Operação Taj Mahal será conduzida na cidade do Rio de Janeiro nos dias 5 e 6 de março e será estendida a outras cidades do estado do Rio de Janeiro até o dia 15 de março.A “Operação Taj Mahal” foi apresentada à imprensa como de cunho educativo, pois o seu objetivo corolário é o de incentivar a espontaneidade do contribuinte no recolhimento das contribuições previdenciárias eventualmente por ele devidas no decorrer da construção civil. Somente num segundo momento, previsto para o segundo semestre deste ano, será iniciada a fiscalização propriamente dita, com base no levantamento iniciado hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário