Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Entenda a PNL no processo de Coaching

IBC Coaching

Desenvolvida na década de 70, na Califórnia, pelo professor de linguística JonhGrinder, e o aluno de matemática Richard Bandler, a Programação Neurolinguística (PNL)  é fruto dos estudos pelo desenvolvimento do Potencial Humano.
A PNL defende que é preciso fazer uma Programação Mental positiva e uni-la aouso de uma linguagem mais adequadaa expressar as percepções de mundo que formamos ao longo de nossa vida, pois explica como a partir de nossas experiências, organizamosnossos sentimentos e emoções, e como isto influencia em nossas ações e são decisivosno alcance da realizaçãode nossas metas e objetivos.
Como a PNL atua
Essa programação mental nostraz três pontos de vista, o primeiro é o do "EU", como você pensa, quais valores, desejos, interesses etc. O segundo ponto é como você reconhece o OUTRO, como se coloca no lugar de outra pessoa, para que veja e entenda a percepção desta. E o terceiro ponto de vista, faz a avaliação de fora, onde você enxerga a relação EU e o OUTRO de uma maneira sistêmica.
A PNL caminha junto ao Coaching, já que este segundo é um processo de desenvolvimento de habilidades e também acredita no potencial humano. Para o Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, o Master CoachTrainer, José Roberto Marques, a PNL é uma ferramenta fundamental no processo de Coaching. "A Programação Neurolinguísticaapoia o Coachee na ressignificação de eventos até então considerados negativos, para que a partir desta percepção ampliada destes acontecimentos, ele possa enxergar algo positivo nisso, e trazer isso para sua vida como um estímulo e não como um fator de limitação às suas realizações",afirma José Roberto.
No processo de Coaching com PNL, serão trabalhados vários aspectos, como: autoconhecimento, identificação de valores e crenças, definição de metas e objetivos, pois como já citado anteriormente a primeira percepção é o EU. "Com a PNL, a pessoa que passa pelo processo de Coaching, é levada a refletir e, se necessário, a mudar o modo como aborda e pensa sobre determinado assunto, e consequentemente reavaliar seus comportamentos", ressalta o presidente do IBC.
A segunda parte é compreender como as outras pessoas se sentem em relação a você, e como reagem as suas atitudes. "A PNL no processo de Coaching, levará você a avaliar como estão seus relacionamentos com as pessoas que o cercam, se eles fluem de forma positiva, ou não. Partindo para a terceira etapa, que são das relações vistas de fora, como um terceiro personagem que vê por fora sua relação com outra pessoa",explica o Master CoachTrainer.
A união dessas duas técnicas visa o alcance de resultados mais rápidos, de alinhamento de objetivos pessoais e profissionais, potencializar bonsrelacionamentos, otimizar a comunicação, entre outras."Entender a mente, as percepções e a linguagem humana e como tudo isso influencia em sua vidaé ponto fundamental para o desenvolvimento das pessoas, e para que vivamuma vida plena e feliz, alcançando assim resultados extraordinários", finaliza o presidente do IBC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário