Empowerment: as organizações propiciando autonomia aos colaboradores
para que o conhecimento seja disseminado na organização e
consequentemente o poder de decisão seja aperfeiçoado
Por Pablo de Paula Bravin
O segredo para obter êxito no mercado global é fortalecer a fonte da
criatividade e inovação de todas as organizações, ou seja, as pessoas.
Para executar esse processo de maneira eficiente temos uma ferramenta
chamada empowerment, que consiste em dar poder de decisão, autonomia e
participação dos colaboradores na administração da organização. Em
outras palavras, significa descentralizar o poder pelos vários níveis
hierárquicos da organização, fazendo com que os colaboradores tenham
autoridade para tomar decisões que irão fortalecer a organização como um
todo.
Para que isso possa ocorrer a cultura organizacional deve ser pautada na disseminação do conhecimento por toda a organização, e também no poder descentralizado, para que a organização tenha equipes fortes, pois só assim os processos ficaram mais eficazes e os colaboradores se sentirão mais motivados, fazendo parte das tomadas de decisões.
O empowerment se baseia em quatro pilares principais:
Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e
responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar
importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de
ação.
Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance das metas.
Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.
Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.
Vejamos as diferenças entre uma organização com empowerment e uma organização sem empowerment:
Organização sem empowerment:
- Espera ordens
- Executar
- Chefe é o responsável
- Encontrar culpados
Organização com empowerment:
- Tomar decisões
- Planeja e executa
- Todos são responsáveis
- Resolver problemas
Vejamos também os requisitos do empowerment :
- Tolerância a erros
- Desenvolvendo a confiança
- Visão
- Fixação de metas
- Avaliação
- Motivação
Com a globalização vivemos em um ambiente de incertezas. O mercado é
dinâmico e mutável e somente as organizações que possuirem uma equipe
preparada para responder antecipadamente as possíveis variáveis que
virão conseguirão se manter vivas no mercado. Palavras como inovação,
criatividade e flexibilidade são fundamentais para qualquer organização
hoje.
O segredo está na geração de idéias, é fato que duas cabeças pensam
melhor do que uma. Posso citar o conceito de sinergia que de forma
geral, pode ser definida como uma combinação de dois elementos de forma
que o resultado dessa combinação seja maior do que a soma dos resultados
que esses elementos teriam separadamente.
O empowerment além ser um fator motivacional inigualável dentro de
uma organização, também é uma ferramenta indiscutivelmente poderosa para
uma organização que quer ter uma gestão de alto nível. Portanto as
organizações que entenderem esses quesitos consequentemente obterão
êxito
Fonte: Administradores.com.br
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