Comunicação CFC - Maristela Girotto
O
presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues
Carneiro, participou na manhã deste dia 17, na Escola de Administração
Fazendária (Esaf), em Brasília, da abertura do II Congresso: Informação
de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, que acontece de 17 a 19
de outubro, com realização e apoio da Esaf, Secretaria do Tesouro
Nacional (STN), CFC, Instituto Social Iris e Instituto Rui Barbosa.
Juarez Carneiro, em breve discurso, agradeceu a participação no evento e, em especial, expressou agradecimento a Nelson Machado, ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, e a Gilvan da Silva Dantas, subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), pelos trabalhos que vêm sendo realizados, há anos, em conjunto com o CFC. Ele também destacou parcerias com outros órgãos governamentais e com entidades internacionais. "O CFC mantém parcerias não só com a STN, o Tribunal de Contas da União (TCU), mas com uma série de organismos que se preocupam com o bem comum alicerçado na transparência", afirmou.
O presidente do CFC ressaltou o momento de mudanças e de evolução da contabilidade nos cenários nacional e internacional. "O mundo passou a dar atenção especial à contabilidade, inclusive do setor público", disse, frisando a crescente importância da qualificação continuada dos profissionais da área.
Outro ponto destacado por Juarez Carneiro foi a grande participação numérica de contadores que atuam no setor público no 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), realizado de 26 a 29 de agosto, em Belém (PA).
Compuseram a mesa da abertura do evento, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirim Belchior; o diretor-geral da Esaf, Alexandre Ribeiro Motta; o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; o secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho; a secretária de Orçamento Federal, Célia Correa; a gerente da Embaixada Britânica, Larissa Ferreira; o diretor da Secretaria de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU), Alessandro Aurélio Caldeira; e o diretor-substituto de Auditoria da Área Econômica da Controladoria-Geral da União (CGU), Victor Godoy Veiga.
Paineis
Após a abertura, o primeiro painel da programação do II Congresso: Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público - "A nova Contabilidade Pública Brasileira e o processo de convergência às IPSAS" - foi realizado por Lino Martins da Silva (coordenador), Joaquim Osório Liberalquino Ferreira e Sandra Campos, membros do Grupo de Estudos do Setor Público do CFC, instituído sob a coordenação da Vice-presidência Técnica do Conselho.
Membros do Grupo de Estudos do Setor Público do CFC também irão realizar o painel "A Norma de Custos do Conselho Federal de Contabilidade", previsto para este dia 18, às 10h40. Serão painelistas João Eudes Bezerra Filho, Lino Martins e Victor Holanda.
A programação completa do evento pode ser acessada por meio do link http://www.custosnosetorpublico.info.
Nenhum comentário:
Postar um comentário