Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O que o mundo infantil e o profissional têm em comum?

Conheça as semelhanças e diferenças entre o universo das crianças e dos trabalhadores

Por Fábio Bandeira de Mello, Administradores.com
 
Imaginar novas histórias, sonhar aventurar diferentes e criar objetos imaginários fazem parte do universo infantil. No entanto, se você reparar bem, esses atributos também estão presentes em notáveis adultos.

"Essa característica de sonhar e criar novos caminhos é retratada no mundo organizacional como o 'pensar fora da caixa'. Percebe-se que grandes marcas, empreendedores e grandes líderes possuem essa característica e a usam com maestria, haja vista que não se atêm ao convencional, assumem riscos, pesquisam e são propensos ao novo e inusitado", destaca Eni Santos.

Se sonhar é algo também admirado no mundo adulto, isso não acontece quando o assunto é pedir ajuda. As crianças não tem vergonha de solicitar auxílio para fazer algo. Já quando se trata em um ambiente profissional, muitos evitam pedir colaboração ou feedback por acharem que é um sinal de fraqueza.

Para Viviane Mourão, psicóloga e consultora de RH da empresa Meta&Vida Desenvolvimento em Recursos Humanos, essa é uma questão que deve ser superada. "No ambiente de trabalho, ainda existem pessoas que não têm a humildade de dizer que "não sabem" e precisam de ajuda ou, até mesmo, de aprender para não denegrir suas imagem. Em minha opinião como psicóloga e consultora de RH, pedir ajuda esporadicamente, faz parte de qualquer ambiente, seja ele no trabalho, em casa ou no dia a dia em si, porém, a frequência é que trás o incômodo e demonstra a insegurança de quem pede", destaca Viviane.

Exemplos grandes e exemplos pequenos

Sabemos que a criança é como uma "antena" aberta para recepção de informações. Por isso, não é comum que os adultos se transformem em verdadeiros espelhos para os pequenos.

Para a consultora de RH Cíntia Bortotto, devido a isso, quando educamos, temos que ser exemplo. "Não adianta dizer que não pode mentir e depois pedir para alguém que você não está em casa, quando não quer atender um telefonema. A criança percebe e pergunta: 'Mãe você está mentindo, você não disse que é feio?' As crianças, assim como os nosso subordinados no mundo corporativo seguem o que fazemos e não o que falamos, eles nos ensinam o tempo todo, pois funcionam como um espelho refletindo nossas ações e as confrontando com nossas falas", destaca.

Ideias infantis

Um vídeo que chamou bastante atenção dói o TED apresentado pela criança Adora Svitak. No vídeo ela destaca que o mundo precisa de "ideias infantis": ideias arrojadas, criatividade selvagem e principalmente otimistas. Ela defende que os grandes sonhos das crianças merecem altas expectativas, começando com a boa vontade dos adultos em aprender com as crianças tanto quanto ensiná-las.

Assista abaixo


Fonte: Matéria publicada no site www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário