Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"Empreender é transformar sonhos em realidade, desafios em oportunidades." (Fernando Leques)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sexta-feira, 5 de março de 2010

Como melhorar o ambiente profissional

Você já guardou um documento em sua empresa e depois esqueceu onde colocou? Procurou, mas não achou? Se você respondeu sim a essas perguntas, então é sinal que sua empresa precisa de ordem.
Uma das alternativas usadas para organizar a empresa está no Programa 5 S, uma metodologia japonesa composta de cinco princípios ou sensos: ordem, limpeza, asseio, autodisciplina e utilidade. Relacionar esses conceitos ao desempenho das atividades empresariais pode ser primordial para estimular a qualidade na prestação de bens e serviços, podendo até exceder as expectativas dos clientes e usuários.
Os sensos pretendem auxiliar na organização da empresa e melhorar a eficiência, por meio da eliminação de materiais obsoletos, da identificação de objetos, da execução constante de limpeza no local de trabalho, para aprimorar e manter a qualidade na produção. A simples ação do descarte, por exemplo, deixa o ambiente físico mais limpo e organizado, trazendo mais saúde e efetividade para toda a organização.
Para que o programa dê resultado dentro da empresa, é necessário que ocorra uma alteração no comportamento e nas atitudes do pessoal envolvido com o método. Porém, a mudança de cultura é um dos principais entraves na implementação programa. Nessa hora, entra o senso da autodisciplina, que vem para manter o hábito da metodologia e a manutenção do programa. Nesse caso, é necessário realizar reuniões periódicas, treinamentos e melhorias contínuas.
Um dos atrativos na implementação do programa é o baixo custo, o que gera economia e saldos positivos para a empresa.
  • Senso de utilização: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário. Só utilize o que realmente for imprescindível e aplicável.
  • Senso de Ordenação: Organizar as coisas no lugar certo, identificar e arrumar tudo para que qualquer pessoa possa localizar facilmente o que precisa.
  • Senso de Limpeza: Manter o ambiente sempre limpo, eliminando as causas das sujeiras.
  • Senso de Saúde: Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
  • Senso de Autodisciplina: Fase em que cada indivíduo desenvolverá seu próprio senso de ordenação e irá assumir o compromisso com a metodologia e com as suas atividades.
Fonte: Revista Fenacon em Serviços (publicação da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas-Fenacon)
Matéria divulgada no Site do Conselho Federal de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário