Você já guardou um documento em sua empresa e depois esqueceu onde colocou? Procurou, mas não achou? Se você respondeu sim a essas perguntas, então é sinal que sua empresa precisa de ordem.
Uma das alternativas usadas para organizar a empresa está no Programa 5 S, uma metodologia japonesa composta de cinco princípios ou sensos: ordem, limpeza, asseio, autodisciplina e utilidade. Relacionar esses conceitos ao desempenho das atividades empresariais pode ser primordial para estimular a qualidade na prestação de bens e serviços, podendo até exceder as expectativas dos clientes e usuários.
Os sensos pretendem auxiliar na organização da empresa e melhorar a eficiência, por meio da eliminação de materiais obsoletos, da identificação de objetos, da execução constante de limpeza no local de trabalho, para aprimorar e manter a qualidade na produção. A simples ação do descarte, por exemplo, deixa o ambiente físico mais limpo e organizado, trazendo mais saúde e efetividade para toda a organização.
Para que o programa dê resultado dentro da empresa, é necessário que ocorra uma alteração no comportamento e nas atitudes do pessoal envolvido com o método. Porém, a mudança de cultura é um dos principais entraves na implementação programa. Nessa hora, entra o senso da autodisciplina, que vem para manter o hábito da metodologia e a manutenção do programa. Nesse caso, é necessário realizar reuniões periódicas, treinamentos e melhorias contínuas.
Um dos atrativos na implementação do programa é o baixo custo, o que gera economia e saldos positivos para a empresa.
- Senso de utilização: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário. Só utilize o que realmente for imprescindível e aplicável.
- Senso de Ordenação: Organizar as coisas no lugar certo, identificar e arrumar tudo para que qualquer pessoa possa localizar facilmente o que precisa.
- Senso de Limpeza: Manter o ambiente sempre limpo, eliminando as causas das sujeiras.
- Senso de Saúde: Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
- Senso de Autodisciplina: Fase em que cada indivíduo desenvolverá seu próprio senso de ordenação e irá assumir o compromisso com a metodologia e com as suas atividades.
Fonte: Revista Fenacon em Serviços (publicação da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas-Fenacon)
Matéria divulgada no Site do Conselho Federal de Administração
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