Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Senador Dornelles critica Receita Federal por exigir duas contabilidades das empresas

Da Redação

Instrução normativa da Receita Federal que obriga as empresas a manter duas contabilidades – uma segundo os padrões da contabilidade internacional e outra voltada à fiscalização tributária – recebeu duras críticas do senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (24),  Dornelles criticou a Receita e manifestou preocupação com o aumento dos custos para as empresas.

- É um acréscimo burocrático que certamente pesará na administração e nos custos das empresas – observou.

Dornelles mencionou matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, da última quarta-feira (18), que informa a decisão da Receita Federal de obrigar as empresas a preparar os dois balanços.Ele acrescentou que modificações nas normas tributárias devem ser feitas obrigatoriamente por lei, com previsão de implementação para o ano seguinte, e não por meio de uma instrução normativa, que teria, inclusive, um alcance retroativo. Segundo o senador, não é momento para retrocesso.

O senador disse que surpreende a decisão da Receita de ressuscitar a apresentação de demonstrações contábeis em moldes de legislação anterior. Ele apontou que o Brasil já formalizou a adesão às normas internacionais de contabilidade – decisão que representaria um avanço para o país, pois as normas permitem comparações internacionais, aprofundam a clareza das informações e incrementam a transparência.

- A função da contabilidade é prestar informações aos sócios, clientes e fornecedores para tomada de decisões relativas às suas atividades econômicas e, assim, colaborar com o desenvolvimento do país – argumentou.

Fonte: Agência Senado
Matéria publicada no site do Conselho Federal de Contabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário