No geral, as pessoas lidam melhor com as situações irritantes, quando têm um bom gerenciamento do emocional
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Infomoney
A jornada estendida e a pressão por resultados são algumas questões
que influenciam no estresse causado pelo trabalho. Entretanto, algumas
situações irritantes que acontecem na empresa também contribuem para o
problema.
De acordo com a vice-presidente da ABQV (Associação Brasileira de
Qualidade de Vida), Sâmia Simurro, de modo geral, as pessoas lidam
melhor com as situações irritantes, tanto no trabalho, como na vida
pessoal, quando elas têm um bom gerenciamento do emocional, além de
autoconhecimento.
Em outras palavras, diz ela, “quando sabem dos próprios limites e conhecem as próprias fraquezas”.
Situações
Considerando as situações que mais irritam os profissionais no ambiente de trabalho, a consultora sênior de RH da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Emília Dias, e a diretora da De Bernt Entschev Human Capital, Ruth Bandeira, elaboraram algumas dicas a seguir:
Considerando as situações que mais irritam os profissionais no ambiente de trabalho, a consultora sênior de RH da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Emília Dias, e a diretora da De Bernt Entschev Human Capital, Ruth Bandeira, elaboraram algumas dicas a seguir:
Inveja: assim como acontece na vida pessoal, ser
alvo de inveja na vida profissional também pode acontecer. Ao perceber
uma situação assim, é melhor chamar a pessoa para uma conversa. “É
importante ter em mente que quem está com problema é o outro e não o
profissional que se sente invejado”, diz Emília.
Ruth concorda e completa: “neste caso, durante a conversa (que deve
ser sutil, sem acusações), é interessante destacar que o trabalho da
pessoa é importante e também traz resultados positivos”.
Falta de comprometimento: a falta de comprometimento
de colegas e, sobretudo de liderados, também é um fato que costuma
causar irritação nos profissionais. Assim, segundo Ruth, ao se deparar
com um problema deste tipo, é interessante que os colegas tentem
conversar com a pessoa em questão e, caso a situação não se resolva, e
os outros tenham de arcar com as tarefas do descompromissado, avaliar
se é pertinente ou não conversar com o gestor.
No que diz respeito ao líder, este deve deixar claro para os
liderados as responsabilidades de cada um. Emília concorda e acrescenta a
importância de o gestor investigar se a pessoa está passando por algum
problema sério.
“É interessante que o líder investigue o que está acontecendo, mas,
se a pessoa não se expor e não demonstrar mudanças, não há alternativa
se não optar pela demissão, antes que ocorra um impacto maior sobre a
equipe”, diz Emília.
Fofoca: na opinião das consultoras, este é o pior
mal que pode haver em uma empresa. “É intolerável, visto que elimina o
bem-estar”, ressalta Ruth.
Nesta situação, aconselha Emília, o melhor a fazer é escutar para não
parecer grosseiro e deixar o fofoqueiro assim que possível. Quanto ao
líder, o ideal é que este se coloque à disposição da equipe e procure
esclarecer qualquer rumor que surgir, o quanto antes.
Problemas de hierarquia: não é raro nas rodinhas que falam de
assuntos desagradáveis que ocorrem no ambiente de trabalho surgir algum
caso de pessoas que têm colegas que se consideram chefes. De acordo com
as especialistas, entretanto, na maior parte dos casos, isso acontece
por conta da pessoa não ter claro qual é o seu lugar na hierarquia.
Dessa forma, destacam, volta o conselho: o líder deve esclarecer quais
as responsabilidades de cada um e deixar claro quem se reporta a quem.
Ruth, contudo, lembra que se, ainda assim, a pessoa continuar
acreditando que possui um cargo mais alto do que tem na realidade, o
melhor a fazer, como colega de trabalho, é tentar absorver os
conhecimentos a mais que aquele profissional possa ter.
Roubo de ideias: para a consultora da Ricardo
Xavier, esta é uma das maiores “saias justas” que podem ocorrer no
ambiente corporativo. Contudo, na opinião dela, após o fato consumado,
se a pessoa não tem como provar, não há nada que se possa fazer.
Já para se prevenir de situações como essa, Emília sugere que as
pessoas sejam discretas ao colocar suas ideias, ou, sempre que possível,
façam suas sugestões por e-mail, copiando o maior número permitido de
pessoas envolvidas.
Fonte: Matéria publicada no site www.administradores.com.br
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