Mais do que nunca, para entender empresas e pessoas é preciso
compreender o que as motivam, desde seus clientes, distribuidores,
fornecedores e colaboradores
Por Sueli Brusco, Revista Administradores
Motivar equipes não é algo novo, tampouco reconhecer e premiar
talentos. O que muda constantemente são as nossas reflexões sobre as
gerações, os jovens que estamos motivando. Eles mudam tudo, representam
novas linguagens, comportamentos e influenciam diretamente nossas
empresas, e consequentemente, a idealização das campanhas de incentivo.
Se essa chamada geração "Y" já mudou a percepção das estratégias
comerciais e de mercado, certamente elas foram afetadas, anteriormente,
pelas gerações anteriores. Os primeiros a conquistarem o direito da
juventude, inventando um novo jeito de viver, vestir e se apresentar
foram os Baby Boomers, nascidos após a II Guerra Mundial, entre as
décadas de 40 e 50. Eles receberam as chaves da internacionalização das
empresas e romperam as barreiras físicas. Deixaram nossos escritórios
mais descontraídos e revolucionários. Por causa disso, influenciam ainda
hoje as nossas decisões.
Já a geração X, dos nascidos entre os anos 60 e 70, chegou com os
direitos conquistados e promoveram a liberdade de expressão influenciada
pelo avanço do marketing e da publicidade. No meio corporativo,
trouxeram a competitividade, o que libertou a criatividade que antes era
permitida somente nas escolas. E essas transformações continuam
refletindo na nossa forma de gerenciar pessoas e, por conseguinte, em
como as motivamos e buscamos melhores resultados. De anos para cá,
inúmeros fatores representaram mudanças na gestão, nas estruturas
hierárquicas e, portanto, nas aspirações profissionais de cada
indivíduo. O sentimento que cada um carrega também não é imune ao
progresso. É esse desejo, único e individual, que nos interessa, que
instiga escolhas e nos mobiliza a superar desafios.
Ilustração: Thiago Castor (Revista Administradores) |
Atualmente, falamos de equipes interligadas, a primeira geração
completamente globalizada por uma rede que ampliou e aproximou pessoas,
lugares e companhias. É o acesso total. Não só o comportamento evoluiu,
como as relações de negócio já não são as mesmas. Na era industrial, por
exemplo, quem tinha o conhecimento, detinha o poder. Hoje, as
administrações são participativas, o conhecimento é partilhado,
multiplicado, e o poder segue a mesma relação.
Se hoje as mudanças do comportamento humano são orgânicas, são elas
também que determinam o direcionamento das estratégias a serem adotadas
nas campanhas de incentivo. Estamos falando de uma era, a mais
pluralista da história comportamental, em que reconhecer as diferenças e
as particularidades é um gesto natural. É orgânico, e nos permite
mostrar que onde houver pessoas e objetivos a serem alcançados, uma
campanha pode fazer a diferença. E o que vai garantir o sucesso delas é o
pragmatismo, o realismo e a proximidade da campanha com o alvo.
A tendência para o setor de incentivo é um aumento dessa
conscientização que depende de capacitação, motivação e bem-estar das
equipes, para que possam desenvolver o melhor de suas performances. Se
sua empresa consegue entender esses movimentos e toma parte disso, ela
está no caminho certo. Do contrário, a conformidade puxará uma
estagnação geral.
No início, pode parecer duvidoso, mas no final as
grandes perguntas desses jovens se tornarão nossas ações, que cada vez
mais estão conscientes e sustentáveis em todos os sentidos. Mais do que
nunca, para entender empresas e pessoas é preciso compreender o que as
motivam, desde seus clientes, distribuidores, fornecedores e
colaboradores, que são os catalisadores das próximas mudanças, dos
resultados e da realização profissional.
Sueli Brusco – é especialista em comportamento
humano e como diretora da SimGroup inspira equipes a inovar e a
realizarem sonhos. Antenada em tudo o que move profissionais a superarem
desafios, é uma executiva curiosa, atenciosa e apaixonada por pessoas e
por cãezinhos. Você pode encontrá-la online no linkedin/SueliBrusco.
Fonte: Matéria publicada no site www.administradores.com.br
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