Ter uma boa ideia e paixão pelo negócio não bastam para que você seja
um empreendedor de sucesso. Para Fernando Campos, investidor-anjo e
gestor da Devise, dominar técnicas de gestão de negócios é a habilidade
que ele mais sente falta nos empreendedores brasileiros.
“Você pode ter capacidade técnica, domínio de conhecimento e ótimas
ideias, mas também é preciso ter visão de negócios, saber gerir e
liderar pessoas”, afirma.
Edison Kalaf, professor de inovação e
empreendedorismo da Business School São Paulo (BSP), conta que o
essencial é acreditar no negócio e se dedicar. “É o trabalho que
importa, não basta só investir”, diz.
Com a ajuda de Campos, Kalaf e Rose Mary Lopes, coordenadora do
Centro de Empreendedorismo da ESPM, Exame.com listou algumas habilidades
indispensáveis para ser um empreendedor de sucesso.
Ser determinado
Por mais que uma pessoa tenha cursos e certificados, dificilmente
acertará seu negócio de primeira. “Tem que ser persistente usando a
razão, pois alguns empreendedores se apaixonam pela ideia e não
conseguem enxergar além disso”, explica Kalaf.
Para Campos, o empreendedor não pode desistir por qualquer barreira.
“É preciso ter essa energia para, por exemplo, ligar para amigos e pedir
indicações e também para bater na porta de clientes”, afirma. “Um
empreendedor tem que matar vários leões por dia, mas tem que ter claro
quais são os seus objetivos para poder casar com as oportunidades que
surgirem”, explica Rose.
Dominar técnicas de gestão
Contabilidade, recursos humanos e áreas de suporte ao negócio exigem
conhecimento formal. Mesmo em uma empresa muito pequena é preciso
identificar em quais áreas ele precisa de ajuda e gerir. “Uma boa forma
de aprender é frequentar competições de startups, quem ganha fala de
seus negócios e conta como se prepara”, explica Campos.
Kalaf conta que o empreendedor precisa assumir que não é genial para
tudo. “Improvisação em geral dá certo, mas não dá para improvisar
sempre”, afirma. Para Rose, não é um aprendizado fácil: um empreendedor
tem que aprender a demitir pessoas, por exemplo.
Manter-se informado
Para os especialistas, além da importância de se atualizar sobre o
mercado em que atua, é preciso estar atento também com o que está
acontecendo dentro de sua empresa. “Verifique se há insatisfações. Cocê
pode não estar canalizando talentos adequadamente”, explica Rose.
“De nada adianta entrar em um negócio em que pouco se entende.
Naturalmente que o empreendedor não precisa ter anos de experiência em
um determinado segmento para poder empreender, mas ele deverá no mínimo
fazer um belo dever de casa estudando tudo o que puder sobre o tema
antes de se aventurar”, explica Campos.
Além disso, é bom o empreendedor circular em eventos de outros setores e trocar informações com pessoas de seu segmento.
Saber ouvir
“Muita gente acha que tem essa capacidade, mas alguns empreendedores
têm uma postura muito confiante e não estão dispostos a ouvir opiniões
que podem lhe ajudar e ajudar seus negócios”, afirma Campos. Ele explica
que um empreendedor precisa, sim, ser confiante, mas precisa aceitar
que algumas vezes ele pode estar errado. “Alguns fingem que sabem ouvir,
mas depois acabam ignorando ou abandonando tudo que você falou “, diz.
Saber se comunicar
Kalaf diz que todo empreendedor precisa saber vender suas ideias e
produtos bem. “Ele tem que ser capaz de comunicar a sua visão de
negócios e valores para outros e conseguir inspirar as pessoas com quem
trabalha”, explica. Essa habilidade o tornará líder para conseguir apoio
para suas ideias e incentivará inovação.
Ter autocrítica
O empreendedor precisa se conhecer bem para identificar quais são os
seus pontos fortes e fracos. “Caso contrário, ele pode extrapolar no
otimismo, na sua vontade de achar que pode dar tudo certo e que pode
fazer tudo sozinho”, afirma.
Ela explica que muitos empreendedores não conseguem perceber alguns
sinais de alerta, como de que precisam de um parceiro que seja
experiente em uma área que ele não domina.
Exame
Fonte: Matéria divulgada no site do Jornal Contábil
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