Segundo especialista, quem quer alcançar o sucesso deve evitar atitudes e comportamentos inadequados
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Atualização constante, habilidades comportamentais, inglês fluente.
Todos esses itens fazem parte da lista básica de quem quer ter sucesso
na vida profissional. Entretanto, segui-los à risca pode não ser o
suficiente, se a pessoa não evitar atitudes e comportamentos
inadequados.
De acordo com o especialista em estratégias empresariais e professor
da Universidade Mackenzie e FGV-RJ, Marcos Morita, agir e não pensar,
por exemplo, é uma das sete dicas do que não fazer para ser bem-sucedido
na carreira.
Na opinião dele, não parar de tempos em tempos para avaliar as
próprias atitudes e comportamentos pode ser um erro fatal. “Pare de vez
em quando e converse com seu superior, colegas e subordinados de
maneira aberta, solicitando que pontuem sobre suas atitudes e
comportamentos”, diz.
Dicas
Abaixo, as outras seis atitudes que devem passar bem longe de quem quer alcançar o topo:
Abaixo, as outras seis atitudes que devem passar bem longe de quem quer alcançar o topo:
“Cuida do seu, que eu cuido do meu! ” Certamente,
você já deve ter escutado frases como: “isto não é de minha
responsabilidade”, ou “não sou pago para isso”. Entretanto, segundo
Morita, ainda que haja colegas que, realmente, abusam da boa vontade
alheia, antes de responder, o ideal é ver se realmente a questão não é
de sua alçada e se não há mesmo como colaborar.
“É melhor não fazer, vai que eu erre!” O medo de
errar também é muito prejudicial à carreira. Para o especialista, dentro
de padrões aceitáveis, o erro demonstra a proatividade do colaborador.
"Prefiro os que erram por fazer, as que não fazem por medo de errar",
diz.
"Tchau. Já deu o meu horário." Quem quer ser
bem-sucedido na carreira precisa ser flexível. Em outras palavras, a
pessoa não precisa ficar até mais tarde todos os dias, mas deve se
mostrar disponível ao perceber que a equipe está em apuros.
“O problema é esse, como você vai resolver?”
Problemas devem ser resolvidos, entretanto, profissionais que sempre
levam problemas à chefia imediata, sem propor soluções, acabam ficando
com uma imagem negativa. Ou seja, se vai levar a farinha, entregue ao
menos a receita.
“Tive uma ideia, mas acho melhor ficar na minha.” Engana-se
quem pensa que somente aqueles que possuem altas posições podem fazer a
diferença. Na opinião de Morita, os profissionais devem ter ideias,
sugerir, implementar e divulgar. “Grandes sacadas surgem na linha de
frente, a qual convive e vive os problemas dos clientes no dia a dia”.
“Desculpe-me, não sou político.” Muita gente torce o
nariz para essa estrategia, mas ofato, explica o especialista, é que
alianças e coligações devem fazer parte do dia a dia, independentemente
do nível hierárquico do profissional ou função. “Em situações de
estresse e alta demanda, é o bom relacionamento que muitas vezes fará
com que seu pedido seja atendido com prioridade por outro colega de
trabalho”.
Fonte: Matéria divulgada no site www.administradores.com.br
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