Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sábado, 28 de julho de 2012

12 sinais de que há uma Carminha em seu ambiente de trabalho


12 sinais de que há uma Carminha em seu ambiente de trabalho

Pessoas como a vilã de sucesso da novela das oito, Carminha, interpretada por Adriana Esteves, podem ser encontradas nos mais diversos locais, inclusive no ambiente de trabalho. Veja 12 sinais de que há Carminha em seu escritório 



A vilã de sucesso da novela Avenida Brasil da Rede Globo, Carminha, interpretada por Adriana Esteves, possui todas as características de alguém mau caráter. Não mede esforços para conseguir o que quer e é fiel apenas às suas próprias ambições. Infelizmente, pessoas assim não estão apenas na telinha, mas podem ser encontradas no mais diversos locais, inclusive no ambiente de trabalho. A "Carminha" de seu escritório pode estar no papel de um chefe manipulador ou de um colega vingativo, por exemplo.

Lidar com esse tipo de pessoa traz muita insegurança e pode prejudicar seriamente seu equilíbrio emocional e trajetória profissional. A analista de recursos humanos Alessandra Maria Nunes explica a situação de quem passa por esse problema. “A pessoa perde a vontade de trabalhar e, muitas vezes, não toma nenhuma atitude porque pensa que será demitido", disse.

Identificar alguém assim não é difícil e nem raro. "Pessoas com essas características não aceitam críticas construtivas e têm reações inesperadas", completou Alessandra.

A psicóloga Pérola Lucente, especializada na área de coaching e carreira, acrescenta: "é muito comum encontrar pessoas que apresentem resultados muito bons, que estejam em cargos de liderança, mas que possuem um perfil mais problemático. No fundo, eles são extremamente dedicados ao que fazem, fazem de tudo para conseguir aquilo que desejam, não existem limites."

Confira a seguir 12 sinais de que há uma Carminha em seu ambiente de trabalho e algumas dicas de especialistas de como lidar com esse tipo de situação:

Obsessiva
A obsessão de Carminha com a personagem Nina, interpretada por Débora Falabella, é tanta que já virou até motivo de piada nas redes sociais. De acordo Pérola Lucente, pessoas obsessivas "enxergam tudo com uma 'lente de aumento'". Tendem a exagerar os problemas, os relacionamentos e dão uma conotação diferente para tudo, pois potencializam os sentimentos e situações de forma geral”.

Agressividade

Características mais latentes em Carminha são agressividade e constantes desequilíbrios emocionais, as famosas "explosões". Essa é uma das situações mais comuns em escritórios, principalmente quando a pessoa em questão está em um cargo de autoridade. Alessandra Maria Nunes explica que "independente da posição ou cargo na empresa, todos merecem respeito. Quando o limite do constrangimento e desrespeito é ultrapassado, medidas legais podem ser tomadas."

Ardilosa
Mesmo com tantos defeitos e maldades, Carminha consegue esconder seu verdadeiro caráter da família e enganar a todos. Pessoas com essa característica são as famosas "duas caras". Elas escondem suas verdadeiras intenções e provocam conflitos e desentendimentos para conseguir o que querem. Lidar com esse indivíduo no ambiente de trabalho é muito difícil. Se você trabalha com alguém assim, procure tratar apenas o necessário com essa pessoa para não ser envolvido em seus esquemas de ambição.

Vingativa

Um exemplo da característica vingativa de Carminha é o envenenamento do cachorro de estimação da personagem Betânia (Bianca Comparato). No escritório isso pode se manifestar das mais diversas formas, inclusive com reações inesperadas de pessoas que, normalmente, estão na posição de vítima, como no caso de Nina. Lucente aconselha os profissionais a tratarem de desentendimentos e agressões de maneira equilibrada. "Sem ofender, sem partir para agressão (moral ou física), com muito bom senso para não perder a razão. Tente procurar alguém do departamento de recursos humanos antes de tomar qualquer decisão e verifique o quanto isso te atrapalha."

Reações desequilibradas

As reações desequilibradas ou surtos dados pela vilã também não escapam dos escritórios. A psicóloga explica como isso pode acontecer. "Em um ambiente de estresse e pressão cada pessoa reage de forma diferente, pois cada um tem seu próprio limite. Pode acontecer, por exemplo, de a pessoa começar a falar alto, dançar ou dar risadas em momentos de crise ou tragédia. Ela está usando de artifícios socialmente aceitos para que possa extravasar a tensão." Esse tipo de situação é comum para qualquer pessoa, mas cada indivíduo reage de maneira diferente. Em casos em que já há certo histórico de desequilíbrio, essas reações podem ser mais intensas e frequentes.

Mania de perseguição

A mania de perseguição faz parte do comportamento obsessivo de Carminha. No ambiente de trabalho isso pode acontecer nos dois lados, tanto no do agressor quanto no da vítima. "Pessoas que se submetem a situações abusivas, ouvem desaforos sem reagir e são agredidas o tempo todo têm autoestima muito baixa. Elas podem reclamar a vida inteira, mas nunca irão tomar uma atitude porque sentem que são fracas e não merecedoras. Essa situação só é revertida quando o indivíduo acorda e passa a perceber o que acontece", diz Pérola Lucente.

Infiel
No mundo corporativo a situação da infidelidade é muito delicada. "Cada caso deve ser avaliado separadamente", adverte a psicóloga. O importante é manter suas decisões pessoais fora do trabalho, sem deixar que estas interfiram na produtividade e profissionalismo de suas atividades.

Sádica
Pessoas sádicas são aquelas que gostam de ver ou fazer outras pessoas sofrerem. Casos assim ocorrem, normalmente, a partir de situações e imposições aparentemente simples. É o caso, por exemplo, de um chefe que pede a um empregado doente e com febre para andar entre os departamentos de uma fábrica, mesmo se expondo ao sereno ou vento. "São coisas muito sutis, mas que podem ser percebidas no ambiente. Quanto mais baixa a autoestima, pior a ação do sádico", diz Pérola. Para lidar com esse tipo de situação, a vítima não deve se colocar como fraca ou impotente, mas sim enfrentar a situação.

Corrupta
Carminha subornou diversas pessoas para conseguir informações ou alcançar outros objetivos, por exemplo, no caso de Nilo, com os brincos falsos de brilhante. A corrupção é inadmissível em qualquer situação. Fechar os olhos para ela é a mesma coisa que concordar com a atitude. Se você presencia esse tipo de caso dentro de seu trabalho, procure por seus direitos e aquilo que pode ser feito para que o erro não afete sua trajetória profissional.

Promíscua
Muitas pessoas não enxergam limites para conseguir o que querem. No mundo corporativo, não é raro ouvir histórias de "profissionais" que usam o sexo como degrau para subir de posição na empresa. Se você possui esse tipo de colega, o melhor a ser feito é manter-se longe da situação e cuidar de suas próprias tarefas.

Gananciosa
Para manter a situação social e financeira, Carminha mantém o casamento com Tufão (Murilo Benicio) mesmo com tantas traições e mentiras. No escritório, a ganância faz com que as pessoas passem por cima de sentimentos e ética para alcançarem o que desejam. Características citadas como a promiscuidade e corrupção fazem parte de alguém que coloca sua ganância acima de tudo, até do próprio caráter.

Manipuladora
Pessoas como a vilã são manipuladores ao extremo calculando com frieza não só os próprios passos, mas também os das pessoas ao seu redor. O que fazer quando alguém tenta colocar você dentro de planos como esse? Deixe claro qual é o seu padrão de moral e quais são seus limites para conseguir alcançar metas e objetivos.


Para lidar com esse tipo de situação a psicóloga Pérola Lucente indica dois passos. Confira:

Identificar os próprios limites

Procure saber qual é seu limite para a situação que enfrenta. Não se baseie nos padrões de outras pessoas, pois cada um sabe o quanto pode aguentar. "Antes de tomar qualquer decisão, verifique o quanto isso atrapalha você", acrescenta Lucente.

Procure informações

A psicóloga aconselha a vítima a procurar ajuda. "O departamento de recursos humanos é o elo de comunicação dos funcionários. Leve a situação ao conhecimento de outras pessoas de maneira muito sigilosa e cautelosa", diz. "Se diante de várias iniciativas a situação continuar igual, uma alternativa é pedir a transferência de área e em último caso se desligar da empresa", completa.



Fonte: Universia Brasil
Matéria divulgada no site do Conselho Federal de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário