Escrito por Fabiana Pires
Qual a cor das paredes de seu escritório? E da sua empresa? Se você
não liga muito para a estética de seu ambiente de trabalho, deveria.
Pelo menos é isso que sugere um estudo realizado por pesquisadores da
Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Segundo os dados, as
cores afetam diretamente o comportamento, a atenção e a capacidade de
inovação das pessoas. Para que os especialistas chegassem a essa
conclusão, mais de 600 alunos da instituição foram submetidos a testes. O
resultado mostrou que o azul, por exemplo, estimula a criatividade,
enquanto o vermelho deixa todos mais atentos às suas tarefas.
Mike Kapnick, dono de uma seguradora no estado do Michigan, nos
Estados Unidos compartilha da opinião dos pesquisadores canadenses. Ele,
na verdade, não estava pensando muito sobre esse estudo da universidade
quando decidiu pintar as paredes de sua empresa. O executivo de 41 anos
diz que só queria mesmo criar um ambiente confortável para ele e para
os funcionários. “A intenção era manter a atmosfera de negócio, mas
tornando o local mais cômodo para quem trabalha lá”, disse ele ao portal
norte-americano Huffington Post.
No final das contas, as paredes da Seguradora Kapnick ganharam quatro
tonalidades: azul, bege, cáqui e uma mistura de verde oliva e creme.
“Temos bastante luz natural no prédio, então nós achamos que cores
naturais seriam uma boa escolha. A combinação ajudou a promover um
ambiente de time, de equipe, no escritório. E era isso que estávamos
procurando”, afirmou.
Para os especialistas, as cores podem afetar a maneira que os
clientes fazem compras e a dedicação dos funcionários durante o
trabalho. Gostou da ideia? Então, dê uma olhada nas dicas de cores que
melhor funcionam para o seu negócio:
Azul e verde
Funcionam bem em um ambiente de trabalho atribulado. A pesquisa feita
na Universidade da Colúmbia Britânica mostra que as pessoas tendem a
ficar mais confiantes e produtivas quando estão em ambientes azuis ou
verdes (ou que possuam móveis ou objetos dessas cores). Além disso, por
serem cores que fazem parte da natureza (o azul do céu, por exemplo, ou o
verde da grama e das plantas), elas também estimulam a criatividade e
tem um efeito calmante.
Vermelho
É uma boa opção para ambientes de trabalho que pedem muita atenção ao
detalhe. Os pesquisadores concluíram que o vermelho melhora o
desempenho durante uma tarefa difícil e complexa, como a revisão de um
texto ou algo que exija bastante memória. Além disso, essa cor é um bom
chamariz para slogans em embalagens.
Em restaurantes, no entanto, o vermelho não funciona bem. Outro
estudo – este realizado na Universidade de Basel, na Suíça – mostrou que
essa cor pode funcionar também como uma advertência, fazendo com que os
clientes fiquem atentos à quantidade de suas refeições e comam menos.
Preto e branco
A dupla é ideal para negócios de luxo ou marcas de alta costura. A
mistura é elegante e distinta, segundo Jack Taylor, professor de varejo
na Universidade de Birmingham-Southern, no Alabama.
Amarelo e laranja
Boas cores para salas de descanso, restaurantes e banheiros públicos.
A publicação destaca, no entanto, que é preciso tomar cuidado com a
quantidade de paredes ou móveis com essas cores, principalmente em
ambientes com muita luz natural. “O amarelo em excesso pode causar certa
ansiedade. Uma boa ideia é pintar uma parede com essa cor e outra com
um roxo mais escuro”, diz o especialista Chris Ring, consultado pelo
Huffington Post. Além disso, ele destaca que tons claros de laranja
deixam as pessoas mais estimuladas e felizes. “É uma cor divertida”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário