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Esse assunto não é simples e exige uma série de mudanças na cultura, sistemas, modelos de atendimento, produtividade e planejamento pessoal para o problema ser minimizado
O que é mais fácil, ler no quadro a
lista impressa com o ramal do departamento que o cara do telefone está pedindo
ou direcionar para a telefonista? Ler o manual do celular ou perguntar para
alguém como configurar o e-mail? A preguiça ativa a interrupção.
Por outro lado, como as pessoas não têm
tempo, elas não explicam corretamente, delegam errado, não pensam, preferem
perguntar ao invés de procurar, pedem ajuda para fazer alguma coisa e por ai
vai.
Dá para perceber que esse assunto não é
simples e exige uma série de mudanças na cultura, sistemas, modelos de
atendimento, produtividade e planejamento pessoal para o problema ser
minimizado.
De forma bem simples, separei cinco
dicas para minimizar o volume de interrupções no seu dia a dia, espero que
consiga aplicar no seu ambiente:
1 – Mapeie as suas interrupções –
se você só sabe que é muito interrompido, mas não sabe por quem, quando, o quê,
frequência, etc. não terá como resolver. É preciso conhecer o real problema
para buscar uma solução. Uma simples planilha no Excel pode ajudar nessa
estratégia.
2 – Compartilhe conhecimento
– Quanto mais você reter aquilo que sabe, mais as pessoas vão te interromper e
perguntar. Tudo o que você conhece e outra pessoa esteja envolvida deveria ser
compartilhado. Você pode simplesmente criar uma pasta na rede chamada
PROCEDIMENTOS e criar arquivos de Word como: roteiro para emissão de NF.doc,
procedimento quando o sistema falhar.doc, etc.
3 – Determine horários
– Romper a cultura de interrupção não é algo trivial, as pessoas precisam ser
disciplinadas e isso exige tempo. Se alguém vier te interromper e for uma coisa
que possa esperar, agende com a pessoa um horário para resolver essa e outras
questões.
4 – Antecipe –
Uma parcela das interrupções acontece a partir de atividades que você delegou
ou está envolvido. Se este for seu caso, nada como revisar logo no início da
manhã as prioridades e se algo já indica que vai gerar dúvidas. Se for o caso,
antecipe-se para evitar o problema. Um simples papo rápido na sala de café pode
ajudar muito.
5 – Interrupções Externas –
É comum ouvir frases como: “meu cliente me interrompe a toda hora” , “o
fornecedor sempre chega na hora errada”, “não posso dizer não para meu
cliente”, etc. Em diversas consultorias que fizemos nesse sentido, conseguimos
entender que na maior parte dos casos, dizer não para o cliente é saudável para
ambas as partes. Agora não é sair negando atendimento ao cliente, é saber
priorizar o cliente. É diferente. Em uma empresa que trabalhamos, definimos
dias de atendimento a fornecedores, enviamos as instruções via e-mail para
todos, com os horários e agenda de marcação. Nesse período alocávamos dois
membros do time para atender com qualidade essas pessoas. O problema terminou,
o resultado aumentou e o padrão foi replicado em outras áreas da empresa.
Interrupções são
comuns no ambiente de trabalho, sofrer por elas é opcional. Existem diversas
alternativas para diferentes tipos de interrupções. Sempre existe uma, se
pararmos para entender e resolver o problema de verdade.
Fonte: www.administradores.com.br
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