Existem pessoas que, quando
colocadas em situações de pressão ou estresse, sabem que não podem
perder o controle das emoções. Nestes casos, buscam saídas como respirar
fundo e lavar o rosto no banheiro. Estes recursos são exemplos simples
para ilustrar a resiliência, pois um dos fatores que compõe esta
competência é a tolerância. Do mesmo modo que, intuitivamente, alguns
desenvolvem estes pontos de equilíbrio, estudiosos criaram técnicas para
este intuito.
A resiliência é uma competência influenciada pelo estilo de vida do indivíduo. Quanto mais ganhamos consciência sobre as próprias reações e comportamentos diante de situações de pressão e desafios, por exemplo, mais dominamos estas questões. Nas empresas, após um período longo de enxugamento no quadro de funcionários e aumento da competitividade, o ambiente de trabalho se tornou altamente estressante. “A resiliência é a capacidade de uma empresa, um líder, uma equipe ou talento, promover as transformações necessárias para alcançar o seu propósito. Você é resiliente quando cresce nas mudanças, inova, se antecipa às situações e produz coerência estratégica para sua equipe e clientes. Sua influência como um ser resiliente precisa ter mais impacto proativo e orientado para o futuro”, explica Eduardo Carmello, palestrante especialista no tema.
A resiliência é uma competência influenciada pelo estilo de vida do indivíduo. Quanto mais ganhamos consciência sobre as próprias reações e comportamentos diante de situações de pressão e desafios, por exemplo, mais dominamos estas questões. Nas empresas, após um período longo de enxugamento no quadro de funcionários e aumento da competitividade, o ambiente de trabalho se tornou altamente estressante. “A resiliência é a capacidade de uma empresa, um líder, uma equipe ou talento, promover as transformações necessárias para alcançar o seu propósito. Você é resiliente quando cresce nas mudanças, inova, se antecipa às situações e produz coerência estratégica para sua equipe e clientes. Sua influência como um ser resiliente precisa ter mais impacto proativo e orientado para o futuro”, explica Eduardo Carmello, palestrante especialista no tema.
Empreendedores e líderes vivem, por si
só, sob demandas desafiadoras e cheias de pressão. Estes profissionais
convivem em ambientes e atuam em situações de alto risco, onde conviver
com crises é um fato normal. “Vivemos uma realidade onde crises
econômicas e turbulências acontecem em períodos cada vez mais curtos. As
empresas estão sendo desafiadas, e por consequência, os dirigentes
destas organizações também. Estes profissionais precisam ter sangue frio
e capacidade de enfrentar situações inusitadas, com desfechos, muitas
vezes, negativos”, comenta Paulo Sabbag, professor da Fundação Getúlio
Vargas. De acordo com o professor, para organizações mais estruturadas e
com RHs mais completos, identificar profissionais com resiliência vem
se tornando uma premissa.
Conceito de resiliência provém da Física
O que faz um prédio não sucumbir a um
terremoto é a conjunção de força com flexibilidade, o que caracteriza a
resiliência. Desde o século XVII se estuda os corpos elásticos por meio
da Física, e a psicologia utilizou-se desta analogia para transpor ao
universo empresarial o poder de profissionais, submetidos a condições
extraordinárias (adversas ou desafiadoras), voltar a suas rotinas
consideradas normais.
“Ser mentalmente flexível é necessário
para lidar com novos problemas ou ações pouco estruturadas. Considero a
resiliência como a competência mais importante desta primeira metade do
século XXI”, aponta Sabbag.
10 dicas de como desenvolver a resiliência
Há 20 anos, o mercado corporativo
exigia que as pessoas assumissem mais riscos. Hoje, fica o que se
valoriza é conviver com estes desafios. Levantamos 10 dicas para
desenvolver esta competência:
- Procure, na medida do possível, protagonizar as situações;
- Visualize o futuro próximo e antecipe tendências e acontecimentos;
- Crie um significado para a sua realidade;
- Procure conhecer a verdadeira dimensão do problema;
- Separe quem você é do que você faz;
- Procure desenvolver relacionamentos significativos;
- Aprenda a enxergar as soluções;
- Reconheça seus sentimentos e necessidades de seu corpo;
- Tenha como parceiro constante a Criatividade e Inovação;
- Cultive e valorize seu poder de escolha.
As características do profissional
resiliente precisam ser “manifestadas” nos momentos de complexidade e
mudança, não apenas nos momentos de conforto, estabilidade ou
conveniência. “O ser resiliente é aquele que está saltando
continuamente, renovando e transformando-se sempre. É uma pessoa
impulsionada por um propósito maior, proativa e que constrói
realidades”, completa Carmello.
Fonte: Portal Carreira & Sucesso
Matéria publicada no site do Conselho Federal de Administração
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