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sexta-feira, 26 de julho de 2013

7 dicas poderosas para empreender o próprio negócio

IBC

Empreender o próprio negócio é antes de tudo uma grande realização profissional e pessoal. Consiste em gerar novas ideias, serviços ou produtos, antecipar tendências, aproveitar oportunidades, criar ou aperfeiçoar modelos para atender novas ou velhas necessidades e transformar seus conhecimentos, talentos, paixões e habilidades numa empresa de sucesso.

Um bom empreendedor é também aquela pessoa disciplinada, determinada, proativa, persistente e que consegue notar uma oportunidade e fazer bom uso dela. Além de ser alguém criativo, que aceita desafios, que confia em si mesmo, deve ser capaz de coordenar pessoas, liderar e gerir os profissionais e saber lidar com pressões e situações inesperadas.

 A essência do empreendedorismo está em ter uma visão maior, que nos leva a enxergar além do que todos veem. Com isso, uma pessoa empreendedora consegue reconhecer oportunidades tanto para criar novos negócios, como para renovar um modelo antigo. Por isso, é necessário estar atento, pensar positivo e alimentar sempre seu espírito empreendedor.

Muitos profissionais sonham com isso, entretanto, não sabem ao certo como fazer para tornar este objetivo realidade.

Veja algumas dicas para criar, planejar, organizar, desenvolver e obter sucesso em sua empreitada:

Desenvolva sua Liderança – Para empreender é preciso assumir a postura de líder do seu negócio. Isso inclui tomar decisões, orientar seus profissionais e assumir a gestão do seu negócio.

Faça um Planejamento – O que você deseja alcançar com sua empreitada? O Sistema 5W2H é uma opção para começar a destrinchar as metas e objetivos do seu negócio e organizar as atividades que irão nortear seu empreendimento. 
Este por sua vez, consiste em sete perguntas: What – O que será feito? (quais etapas), Why – Por que será feito? (qual seu objetivo?), Where – Onde será feito? (local), When – Quando será feito? (mês, ano), Who – Por quem será feito? (você sozinho ou em sociedade com alguém?), How – Como será feito? e How Much – Quanto custará fazer? (Valor do investimento).

Contrate pessoas qualificadas – Tenha sempre em seus quadros profissionais capacitados, dedicados ao trabalho, comprometidos e valorize-os. Cerque-se ainda de pessoas em que possa confiar em sua ausência.

Ofereça produtos/ serviços de qualidade – Para sua empresa ser reconhecida no mercado é muito importante ter um padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Tenha sempre bastante atenção aos detalhes e a cada etapa do processo de produção até o atendimento ao cliente.

Tenha um Plano de Comunicação – “Quem não se comunica, se trumbica”, e como o mercado cada vez mais competitivo, traçar uma estratégia de marketing e comunicação é uma das melhores formas de atingir seus clientes e posicionar sua marca de forma eficiente no mercado.

Defina seu Processo de Vendas – Como se dará o processo de vendas? Terá parceiros, distribuidores, vendedores? Lojas físicas ou e- commerce? Quais serão os sistemas de pagamento?Tudo isso deve estar definido e organizado para que o processo de vendas seja efetivo.

Prime pela Excelência no Atendimento ao Cliente- Com certeza um dos fatores que fazem com que o cliente lembre-se do seu produto/serviço é a forma como você atende suas necessidades. Um bom atendimento aliado à qualidade de seu produto é o seu melhor cartão de visitas. Dê muita atenção também a este quesito.

Ouse ir além e seja um empreendedor, uma empreendedora de sucesso!

Para saber mais, acesse: www.ibccoaching.com.br.

Fonte: Matéria divulgada no site http://www.administradores.com.br/

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