Economizar e testar os produtos exaustivamente são algumas delas
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A Forbes perguntou em sua página do Facebook qual era a lição que
os fãs da página tinham aprendido do jeito mais difícil. O que começou
apenas com uma pergunta parar gerar interação tornou-se uma fonte de
conhecimento quando empreendedores começaram a compartilhar suas
experiências.
É claro que cada pessoa terá dificuldades diferentes, mas aqui estão
20 conselhos que podem salvar você de algumas dores de cabeça:
1. Você não pode fazer tudo sozinho - Criar um time é
essencial, pois cada pessoa só pode dedicar um número X de horas aos
negócios. Se você insistir em fazer muito sozinho, quando seu negócio
crescer e seu tempo se tornar mais escasso você sofrerá. Construa uma
equipe que pode levar a empresa para frente quando você não está.
2. Você pode achar que seu produto é perfeito, mas o cliente não
- Por isso, escute e valorize o feedback! Lance seu produto com
adiantamento, pois você só saberá da sua real qualidade quando ele
estiver no mercado.
3. Concentre-se em uma área e faça isso muito bem -
Tentar fazer tudo dificilmente leva ao crescimento. Especialize-se e
qualifique-se, para poder cobrar melhor pelo que você fornece.
4. Receba o pagamento antes de entregar o projeto a um cliente
- Isso é especialmente importante se você trabalha com serviços. Quando
você termina e entrega um projeto de website, por exemplo, não há muito
o que negociar depois. Colocar marcas d’água ou apresentar o site em um
domínio privado até receber o pagamento podem ser soluções.
5. Cobrar menos não funciona a longo prazo - Você
pensa “não preciso cobrar R$150 por este produto, posso cobrar R$ 70 e
ganhar muito mais do que eu ganhava quando era empregado”. Mas a
realidade é que quando você calcular todas as despesas verá que o
primeiro valor era mais realista. Focar na qualidade e não no preço é o
que vai fazer a diferença; o cliente que está interessado em preço,
somente, trocará você assim que surgir um produto mais barato, mas o que
está procurando excelência permanecerá fiel.
6. Paciência e flexibilidade ajudarão você a superar os tempos difíceis - Começar devagar, construir uma clientela leal e persistir vão ajudar você a montar uma empresa de sucesso sem criar dívidas.
7. Trabalhe para o seu real público-alvo - Pesquisar
sobre a demanda é fundamental para não se desapontar. Não adianta
pensar que “tal setor pode precisar de X produto” sem conhecer essa área
de atuação. Conheça e construa aquilo que o mercado quer e precisa!
8. Nunca entre em parceria sem um acordo de compra/venda
- Por mais que você conheça alguém, não há como saber quando essa
pessoa vai querer se aposentar ou fazer outra coisa. É importante saber
que existe a possibilidade de comprar a empresa e se desvencilhar do
sócio quando for o momento.
9. Seja agradecido - Valorize seus clientes mais
leais, que mostram a demanda para o que você faz, pois não há preço que
pague fiéis “advogados” da sua marca.
10. Cuide daqueles que cuidam de você - Se um
cliente fala bem do seu serviço/produto, recompense-o de alguma forma.
Uma camiseta, um brinde ou alguma correspondência especial são ideias
que podem solidificar uma relação boa com o cliente.
11. Não conte com dinheiro que não está na sua conta
- Não há problema em ficar animado com reuniões de negócios ou
propostas do tipo; é prejudicial, porém, fazer planos em cima de
propostas que ainda não foram concluídas e pagas. Não se deixe levar!
12. Você ganha mais estando errado do que tentando se provar certo
- Não adianta brigar com um cliente que não entende seu produto ou
serviço; é melhor lhe reembolsar e seguir em frente. Lutar por um
cliente que não é o ideal para a sua marca é um gasto de tempo e
energia.
13. As pessoas não deixam empresas, deixam gerências
- Essa lição serve para clientes e funcionários; um gerente perde
pessoal se eles pensam que não estão sendo ouvidos ou valorizados.
Clientes deixam de usar o produto se não estiverem satisfeitos com ele. A
qualidade do serviço e produto refletem sempre a gerência.
14. A forma como você apresenta sua empresa deve refletir o cliente
- Se você tem uma clientela séria, seja sério; se eles são mais
despojados, tenha senso de humor. Você tem que encontrar seu nicho e
adequar seu conteúdo e serviços a ele.
15. Combine custos extras adiantadamente - Se você
estabelece no contrato que o cliente deve pagar um valor X e que, em
caso de maior demanda de serviço ou produto, o valor Y deve ser
acrescentado, fica mais fácil negociar. Melhor não deixar nada no
escuro!
16. Se sua empresa tem vários produtos/serviços tenha certeza de que você sabe exatamente como cada um funciona - Isso ajudará você a olhá-los com mais clareza, inclusive quando mudanças forem necessárias.
17. Quando você achar que testou seu produto o suficiente, teste-o mais! Nunca lance produto ou serviço se este não for exaustivamente testado por pessoas que não trabalham pra você.
18. Entenda como funciona o networking nas redes sociais
- Se você adota um canal, o Twitter, por exemplo, conheça sua
linguagem; utilizar uma rede de forma equivocada poderá fazer mais mal
do que bem, em longo prazo.
19. Economize - Tenha o suficiente guardado para a
empresa andar por 2 ou 3 meses sem lucros. Mantenha uma linha de crédito
disponível, mesmo que não planeje usá-la tão cedo. E 3 ou 4 vezes por
ano peça para um contador certificado analisar suas contas.
20. Sempre deixe o presidente pagar as bebidas! Saúde!
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