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segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

20 lições de negócios que é melhor não aprender à força

Economizar e testar os produtos exaustivamente são algumas delas

Redação, Administradores.com

Shutterstock

A Forbes perguntou em sua página do Facebook qual era a lição que os fãs da página tinham aprendido do jeito mais difícil. O que começou apenas com uma pergunta parar gerar interação tornou-se uma fonte de conhecimento quando empreendedores começaram a compartilhar suas experiências.

É claro que cada pessoa terá dificuldades diferentes, mas aqui estão 20 conselhos que podem salvar você de algumas dores de cabeça:


1. Você não pode fazer tudo sozinho - Criar um time é essencial, pois cada pessoa só pode dedicar um número X de horas aos negócios. Se você insistir em fazer muito sozinho, quando seu negócio crescer e seu tempo se tornar mais escasso você sofrerá. Construa uma equipe que pode levar a empresa para frente quando você não está.

2. Você pode achar que seu produto é perfeito, mas o cliente não - Por isso, escute e valorize o feedback! Lance seu produto com adiantamento, pois você só saberá da sua real qualidade quando ele estiver no mercado.

3. Concentre-se em uma área e faça isso muito bem - Tentar fazer tudo dificilmente leva ao crescimento. Especialize-se e qualifique-se, para poder cobrar melhor pelo que você fornece.

4. Receba o pagamento antes de entregar o projeto a um cliente - Isso é especialmente importante se você trabalha com serviços. Quando você termina e entrega um projeto de website, por exemplo, não há muito o que negociar depois. Colocar marcas d’água ou apresentar o site em um domínio privado até receber o pagamento podem ser soluções.

5. Cobrar menos não funciona a longo prazo - Você pensa “não preciso cobrar R$150 por este produto, posso cobrar R$ 70 e ganhar muito mais do que eu ganhava quando era empregado”. Mas a realidade é que quando você calcular todas as despesas verá que o primeiro valor era mais realista. Focar na qualidade e não no preço é o que vai fazer a diferença; o cliente que está interessado em preço, somente, trocará você assim que surgir um produto mais barato, mas o que está procurando excelência permanecerá fiel.

6. Paciência e flexibilidade ajudarão você a superar os tempos difíceis - Começar devagar, construir uma clientela leal e persistir vão ajudar você a montar uma empresa de sucesso sem criar dívidas.

7. Trabalhe para o seu real público-alvo - Pesquisar sobre a demanda é fundamental para não se desapontar. Não adianta pensar que “tal setor pode precisar de X produto” sem conhecer essa área de atuação. Conheça e construa aquilo que o mercado quer e precisa!

8. Nunca entre em parceria sem um acordo de compra/venda - Por mais que você conheça alguém, não há como saber quando essa pessoa vai querer se aposentar ou fazer outra coisa. É importante saber que existe a possibilidade de comprar a empresa e se desvencilhar do sócio quando for o momento.

9. Seja agradecido - Valorize seus clientes mais leais, que mostram a demanda para o que você faz, pois não há preço que pague fiéis “advogados” da sua marca.

10. Cuide daqueles que cuidam de você - Se um cliente fala bem do seu serviço/produto, recompense-o de alguma forma. Uma camiseta, um brinde ou alguma correspondência especial são ideias que podem solidificar uma relação boa com o cliente.

11. Não conte com dinheiro que não está na sua conta - Não há problema em ficar animado com reuniões de negócios ou propostas do tipo; é prejudicial, porém, fazer planos em cima de propostas que ainda não foram concluídas e pagas. Não se deixe levar!

12. Você ganha mais estando errado do que tentando se provar certo - Não adianta brigar com um cliente que não entende seu produto ou serviço; é melhor lhe reembolsar e seguir em frente. Lutar por um cliente que não é o ideal para a sua marca é um gasto de tempo e energia.

13. As pessoas não deixam empresas, deixam gerências - Essa lição serve para clientes e funcionários; um gerente perde pessoal se eles pensam que não estão sendo ouvidos ou valorizados. Clientes deixam de usar o produto se não estiverem satisfeitos com ele. A qualidade do serviço e produto refletem sempre a gerência.
14. A forma como você apresenta sua empresa deve refletir o cliente - Se você tem uma clientela séria, seja sério; se eles são mais despojados, tenha senso de humor. Você tem que encontrar seu nicho e adequar seu conteúdo e serviços a ele.

15. Combine custos extras adiantadamente - Se você estabelece no contrato que o cliente deve pagar um valor X e que, em caso de maior demanda de serviço ou produto, o valor Y deve ser acrescentado, fica mais fácil negociar. Melhor não deixar nada no escuro!

16. Se sua empresa tem vários produtos/serviços tenha certeza de que você sabe exatamente como cada um funciona - Isso ajudará você a olhá-los com mais clareza, inclusive quando mudanças forem necessárias.

17. Quando você achar que testou seu produto o suficiente, teste-o mais! Nunca lance produto ou serviço se este não for exaustivamente testado por pessoas que não trabalham pra você.

18. Entenda como funciona o networking nas redes sociais - Se você adota um canal, o Twitter, por exemplo, conheça sua linguagem; utilizar uma rede de forma equivocada poderá fazer mais mal do que bem, em longo prazo.

19. Economize - Tenha o suficiente guardado para a empresa andar por 2 ou 3 meses sem lucros. Mantenha uma linha de crédito disponível, mesmo que não planeje usá-la tão cedo. E 3 ou 4 vezes por ano peça para um contador certificado analisar suas contas.

20. Sempre deixe o presidente pagar as bebidas! Saúde!

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