Especialista ensina o que difere um líder nato daqueles que estão na condição de chefe
Por Van Marchetti, Administradores.com
Hoje quero falar sobre liderança. Mas não a liderança cargo, porque ser
líder não é ocupar um cargo dentro da empresa. Ser líder é um estado de
espírito. Quem é líder "é", quem ocupa um cargo "está".
Tenho duas notícias: uma boa e outra ruim. A ruim é que se você está com problemas para que suas ordens sejam acatadas por sua equipe, você não "está" sendo um bom líder. A boa notícia é que isso pode ser trabalhado e desenvolvido: basta você querer dar o primeiro passo.
Por isso, quero te dar algumas dicas que farão toda diferença em sua liderança. Vamos lá?
Imagem: Thinkstock |
Dê sugestões ao invés de ordens:
Você está com problemas para que suas ordens sejam acatadas? Poxa,
mas esse já é o problema. As pessoas não gostam de receber ordens. Aí
você me pergunta "mas eu sou chefe, tenho que dar ordens e elas precisam
ser cumpridas!". Ok, eu concordo com você, existe um cargo a ser
honrado. Mas para que esse mesmo cargo tenha um sucesso sustentável,
você precisa ser o espírito desse cargo, e não apenas estar nesta
função. Mas como? Vamos começar com uma simples atitude: ao invés de dar
ordens, procure dar sugestões. Por exemplo, ao invés de dizer "Faça
esse relatório. Quero impresso em minha mesa até às 11 horas", diga
"Preciso muito de sua ajuda agora! Sei que já são 9 horas e preciso do
relatório até às 11 horas para uma reunião. Você consegue prepará-lo
para mim?". Você tem dúvidas de que a aceitação da "ordem" será bem
diferente ?
Quando dadas na forma de perguntas, permitimos que as ordens sejam
mais aceitáveis. Precisamos aprender a nos conectar com as pessoas para
obter o melhor resultado. É fundamental não nos concentrarmos apenas em
nossos resultados, mas no resultado do grupo. Fazer parte do
desenvolvimento das pessoas é gratificante e nos faz crescer como
líderes – tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Deixar que as
pessoas façam "por vontade própria" lhes dá sensação de importância e a
satisfação de fazer parte de algo maior. Alimenta o espírito de
cooperação ao invés de revolta. A sensação de ser parte da situação
permite que as pessoas compreendam seus erros e facilita a aceitação e
correção dos mesmos.
Estimule as pessoas para o sucesso:
Envolva toda a equipe na resolução dos problemas. É péssimo ver um
líder que diz "o fracasso foi nosso, mas o sucesso só meu". É péssimo
também ver aquele líder egocêntrico, que sabe tudo, que resolve tudo
"sozinho". Envolver a equipe na resolução dos problemas faz com que cada
membro sinta-se envolvido de verdade, comprometido e, dessa maneira,
mais estimulado a produzir, otimizar e solucionar.
Elogie e estimule ao invés de censurar e condenar:
Erros acontecem. Fazem parte do aprendizado. Mas não é porque seu
colaborador errou que você precisa xingar, humilhar, mostrar quão errado
ele foi. Sente com essa pessoa e descubra por que aquele erro foi
cometido. Dessa maneira, você estará ensinando a nunca mais cometer o
mesmo erro e, ao mesmo tempo, entendendo porque determinada atitude foi
tomada. Estimule esse colaborador a continuar tendo ideias e
iniciativas, mas peça que da próxima vez ele o consulte antes de agir.
Sobre essa atitude na liderança, acho incrível uma frase de B. F.
Skinner, que diz "quando se diminui a crítica e se enfatiza o elogio, as
coisas boas que as pessoas fazem recebem reforço e as coisas más são
atrofiadas por falta de atenção".
Elogie mesmo os menores progressos:
Muitos líderes esperam grandes acontecimentos para parabenizar sua
equipe. Mas não é assim que funciona! Elogie, vibre, parabenize a equipe
por todo resultado positivo, desde a otimização de uma simples tarefa
até uma super iniciativa de redução de custos. Pequenos estímulos fazem
com que a equipe sinta-se mais confiante e cada vez mais empenhada em
mostrar resultados positivos. Todos nós gostamos de ser elogiados, não é
mesmo?
No entanto, seja específico e sincero em seus elogios. Aponte aquilo
que te satisfez e do seu jeito – não queira ser o "Líder simpatia" se
esse não é o seu perfil, mas também não sinta-se tolhido se no dia a dia
for expansivo. Não deixe que os elogios pareçam bajulação pois, dessa
maneira, começará a ser simplesmente ignorado.
O ser humano vive dentro de seus limites (William James):
Por último, e não menos importante, lembre-se que cada pessoa é
única, tem suas qualidades, defeitos e limites. Se você, como líder,
reparar que um colaborador não se sai bem em determinada tarefa por
diversas vezes, troque o mesmo de lugar. Aptidões devem ser estimuladas.
As vezes um colaborador excelente em planilhas, pode ser péssimo em
relatórios. Ou aquele que não consegue se apresentar em público, faz as
melhores apresentações possíveis em PPT.
Enfim, meus amigos, qualquer um pode estar líder, mas nem todos podem
ser líderes. Desenvolva sua equipe. Conquiste as pessoas. Seja admirado
e copiado e, dessa maneira, exerça com perfeição a palavra liderança!
Van Marchetti - Consultora, palestrante, facilitadora e instrutora de
treinamentos corporativos e individuais. Diretora da Attitude Plan –
Consultoria e Treinamento Empresarial. Ministra treinamentos nas áreas
de oratória, liderança, administração de conflitos, integração de
equipes, técnicas de apresentação e comunicação e relacionamento em
vendas. Professora de pós-graduação, Van também ministra sessões
individuais dos temas acima.
Fonte: www.administradores.com.br
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