Rua Dr. Flores, 245, Conjunto 502, Centro Histórico, Cep.: 90.020-122 - em Porto Alegre - RS, Fones: (51) 3211.4100, 3224.4711, 3221.2383, 9943.00549 e 9805.72783.

Frase da Semana/Pensamento/Poema:

"A verdadeira grandeza é começar onde você está, usar o que você tem, e fazer o que você pode." (Arthur Ashe)

Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal

Senado Federal

Câmara notícias - Câmara dos Deputados

Consultor Jurídico

Conteúdo Contábeis

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Secretaria da Fazenda- Notícias

Fórum Contábeis - Departamento Pessoal e RH

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul

Assembleia Legislativa RS – Notícias

CRC-RS - Central de Notícias

QuartaRH

Economia

Portal Carreira & Sucesso

Jornal do Comércio RS

BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

Jornal do Comércio Caderno Contabilidade

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Como manter sua empresa por mais de 100 anos entre as melhores do mercado?


O segredo é não depender de um produto, mas atuar em torno de uma ideia

Por Cezar Taurion


Constantemente apresento palestras sobre inovação e uma das perguntas que sempe ouço é "como a IBM planeja o futuro?". Uma boa pergunta e vamos compartilhar um pouco destas ações de planejamento aqui neste post. Quando a IBM completou 100 anos, em meados do ano passado a revista Economist publicou um artigo muito interessante, chamado "The test of time: Which of today's technology giants might still be standing tall a century after their founding?". Este outro artigo, "1100100 and counting" complementa o primeiro. A leitura dos dois textos nos dá uma visão bem interessante de como uma empresa sobrevive 100 anos se mantendo no topo de um setor extremamente competitivo como o de TI. O segredo é não depender de um produto, mas atuar em torno de uma ideia, que para IBM é empacotar tecnologias para gerar soluções para os clientes.

No cerne da ideia está a inovação. É absolutamente essencial ter uma visão da direção dos avanços tecnológicos e da demanda do mercado, de modo a se antecipar aos movimentos deste. Para isso a IBM desenvolve e incentiva diversas ações focadas nas transformações da tecnologia, sociedade e cenários de negócio.

Em tecnologia a IBM desenvolve anualmente o GTO (Global Technology Outlook), envolvendo onze laboratórios em nove países. O objetivo do GTO é identificar tendências e tecnologias disruptivas de alto impacto na sociedade e nas empresas em um horizonte de 3 a dez anos. É um processo que leva cerca de um ano e envolve profissionais das áreas de negócio, que estão envolvidos diretamente com as verticais de industria e seus principais clientes, a própria área de pesquisas, além da academia e parceiros de negócios. Claro que um dos principais inputs vem da área de pesquisa, a IBM Research. Um resumo do GTO para 2012 está aqui.

Imagem: reprodução

Outra fonte de insights é o GIO ou Global Innovation Outlook, que gera uma visão mais abrangente das mudanças que tem o potencial de afetar a sociedade e as empresas de forma bem ampla. O GIO pode ser acessado aqui. O ultimo e bem interessante relatório produzido pelo GIO aborda a questão da segurança e privacidade no mundo digital. Vale a pena a leitura.

Outra fonte de ideias e direcionamentos é a IBM Academy of Technoloy que atua no desenvolvimento da comunidade técnica da empresa, engajando clientes neste contexto.
O processo de inovação colaborativa é amplamente incentivado e uma das mais conhecidas iniciativas da IBM foi o Innovation Jam em 2006. Desde então diversos jams ou brain-storms virtuais foram desenvolvidos. Para conhecer melhor a mecânica dos jams sugiro acessar a página.

A análise de cenários de negócio é efetuado pelo IBV, IBM Institute for Business Value, uma equipe de mais de 50 consultores que desenvolvem pesquisas e estudos sobre verticais de industria. O IBV pode ser acessado aqui. Nesta pagina é possivel acessar estudos muito interessantes como o Global CEO Study ou o CMO Study, que mostram claramente a percepção e visão dos executivos de empresas globais sobre os cenarios tecnológicos e mundiais. Estes materiais são disponibilizados publicamente.

Internamente temos também o Marketing Intelligence Strategic Perspectives Team que analisa os cenários tecnologicos e de negócios, propondo ações concretas por parte das diversas áreas da empresa. Outro grupo interno é o Horizon Watch, formado por cerca de 2000 ibmistas que analisam as tendências tecnológicas e os debatem interna e muitas vezes, externamente com clientes via webcasts, conference calls e palestras.

Enfim, fontes de ideias e insights não faltam. O desafio é transformar todo este input em ações concretas de sucesso, como as recentes estratégias de smarter planet e smarter cities.
Bem, caso queiram mais uma boa descrição dos temas que abordei aqui, acessem o texto.

Realmente recomendo acessar os links do post, pois eles os levarão a excelentes fontes de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário