Crescer no mercado é um grande desafio,
é preciso se diferenciar dos concorrentes, com qualidade nos processos
de planejamento e implementação das estratégias, e nisso o gestor é peça
fundamental, pois caberá a ele a condução de sua equipe para o alcance
das metas e objetivos de sucesso.
Por
Adm. Eduardo Almeida Teles
Levar uma empresa ao sucesso está cada vez mais difícil, devido ao
aumento da concorrência tanto em quantidade como em qualidade, e em
tempos assim, ser pró-ativo e ágil para se adaptar às mudanças é
fundamental, e para isso, os gestores precisam estar mais preparados
para conduzir os membros de suas equipes da melhor maneira possível.
Muitas empresas iniciam suas atividades com estrutura muito simples, com o proprietário a frente do negócio, combinando funções estratégicas e operacionais, e contando com um pequeno quadro de funcionários. Seja numa pequena empresa, ou numa grande corporação, com centenas de colaboradores e orçamento milionário, a necessidade de desenvolvimento de uma visão comum a todos é elemento de diferenciação.
Crescer é um grande desafio, pois acompanhar o volume de negócios requer gestão alinhada as novas necessidades, o que antes um gestor era capaz de acompanhar, agora é humanamente impossível, gerir 8 pessoas é bem diferente de 800, além de outras demandas como o grande número de clientes, de processos operacionais, de organização, pagamento de tributos, entre outras coisas, que no fim torna tudo muito mais complexo.
O papel do gestor é fundamental para a condução equilibrada das empresas, desde a área estratégica, até os níveis táticos e operacionais, o que deve vir a facilitar a promoção da visão, missão e valores, fortalecendo a cultura integradora e produtiva e melhorando o clima organizacional, atuando diretamente nas equipes, de forma rápida e precisa, fomentando a consciência de interdependência entre os departamentos, da importância da contribuição de cada um para toda a cadeia de suprimentos da organização.
A seguir serão apresentadas algumas técnicas e ferramentas que todo bom gestor deve saber manejar, além das responsabilidades, definição do estilo de abordagem e seus efeitos, mas antes de tudo será determinante que o candidato traga um alto grau de motivação, dedicação, comprometimento, estudo e humildade.
Conheça a si próprio.
É muito importante que o gestor desenvolva o autoconhecimento e autoimagem realista, já que, nesta função a parte técnica fica diminuída em relação ao domínio de competências interpessoais na gestão das pessoas, e o resultado de como vemos o outro, de forma isenta e justa, definindo seus pontos fortes e fracos, depende muito do como vemos a nós mesmos e dos nossos valores.
Saiba comunicar-se.
Outra técnica importante e que deve ser bem desenvolvida pelo gestor é a comunicação, que seja aplicada de forma clara e assertiva, evitando-se conflitos e mal-entendidos. Ainda nesse campo, deve utilizar o feedback como ferramenta de desenvolvimento da sua equipe, não confundindo com desabafo ou conselho, tendo sempre como fim a melhoria do colaborador.
Assuma suas responsabilidades.
O gestor é responsável por buscar os resultados em seu departamento, utilizando de forma eficaz os recursos disponíveis, sejam financeiros, estruturais e humanos, no que concerne a este último, deve fazer acompanhamento, desde a etapa de seleção, passando pelo treinamento, no dia a dia de trabalho com uso de feedbacks, e nas avaliações de desempenho. Deve criar um clima de integração, confiança e estímulo para o desenvolvimento de competências importantes para a empresa, e para tanto, o exemplo pessoal de conduta é peça chave, com coerência entre discurso e atitude.
O gestor tem o papel de definir objetivos e metas para o futuro, assim como planos de ação que possam dar aos membros da equipe os rumos para alcançá-los, assim como combinar bem as funções de gerente e de líder, onde no primeiro com características voltadas ao planejamento, controle e mensuração, e no segundo atuando mais na implementação, comunicação e incentivo.
Identifique o estilo adequado a cada situação.
Existem várias definições para estilos de liderança, que independente de nomes e escalas, sempre “gravitam” entre extremos, de modelos coercitivos/controladores aos democráticos/participativos. Como a gestão é um ato relacional, portanto de mão dupla entre o gestor e o grupo, sua atuação deve ser situacional, necessitando do gestor grande capacidade de análise geral das demandas e de empatia com o grupo para perceber neles o nível de maturidade, e a partir disso, adotar o estilo de liderança mais adequado para alcançar melhores resultados.
Não pense somente a curto prazo.
O bom trabalho do gestor quase sempre gera influências positivas antes de resultados positivos, numa ordem de causa e efeito. Existem situações em que um trabalho de base deve ser feito, influenciando na cultura, o que pode trazer inicialmente resultados tímidos ou até inferiores aos acompanhados anteriormente, contudo em pouco tempo os bons resultados devem chegar, e o mais significativo é que de forma crescente e sustentada.
O segredo está nas pessoas.
Por fim, pessoas bem treinadas tecnicamente e alinhadas com os objetivos da empresa tendem a se comportar com mais engajamento, compromisso e colaboração, gerando resultados para a empresa com criatividade, inovação e sinergia. O caminho mais rápido e seguro para que a organização tenha profissionais competentes, éticos e autônomos é através de boas escolhas para os cargos de gestão, que estes assumam verdadeiramente o papel de agentes de mudanças, de multiplicadores, servindo de exemplo, sendo líderes que formam novos líderes em vez de simples seguidores.
Muitas empresas iniciam suas atividades com estrutura muito simples, com o proprietário a frente do negócio, combinando funções estratégicas e operacionais, e contando com um pequeno quadro de funcionários. Seja numa pequena empresa, ou numa grande corporação, com centenas de colaboradores e orçamento milionário, a necessidade de desenvolvimento de uma visão comum a todos é elemento de diferenciação.
Crescer é um grande desafio, pois acompanhar o volume de negócios requer gestão alinhada as novas necessidades, o que antes um gestor era capaz de acompanhar, agora é humanamente impossível, gerir 8 pessoas é bem diferente de 800, além de outras demandas como o grande número de clientes, de processos operacionais, de organização, pagamento de tributos, entre outras coisas, que no fim torna tudo muito mais complexo.
O papel do gestor é fundamental para a condução equilibrada das empresas, desde a área estratégica, até os níveis táticos e operacionais, o que deve vir a facilitar a promoção da visão, missão e valores, fortalecendo a cultura integradora e produtiva e melhorando o clima organizacional, atuando diretamente nas equipes, de forma rápida e precisa, fomentando a consciência de interdependência entre os departamentos, da importância da contribuição de cada um para toda a cadeia de suprimentos da organização.
A seguir serão apresentadas algumas técnicas e ferramentas que todo bom gestor deve saber manejar, além das responsabilidades, definição do estilo de abordagem e seus efeitos, mas antes de tudo será determinante que o candidato traga um alto grau de motivação, dedicação, comprometimento, estudo e humildade.
Conheça a si próprio.
É muito importante que o gestor desenvolva o autoconhecimento e autoimagem realista, já que, nesta função a parte técnica fica diminuída em relação ao domínio de competências interpessoais na gestão das pessoas, e o resultado de como vemos o outro, de forma isenta e justa, definindo seus pontos fortes e fracos, depende muito do como vemos a nós mesmos e dos nossos valores.
Saiba comunicar-se.
Outra técnica importante e que deve ser bem desenvolvida pelo gestor é a comunicação, que seja aplicada de forma clara e assertiva, evitando-se conflitos e mal-entendidos. Ainda nesse campo, deve utilizar o feedback como ferramenta de desenvolvimento da sua equipe, não confundindo com desabafo ou conselho, tendo sempre como fim a melhoria do colaborador.
Assuma suas responsabilidades.
O gestor é responsável por buscar os resultados em seu departamento, utilizando de forma eficaz os recursos disponíveis, sejam financeiros, estruturais e humanos, no que concerne a este último, deve fazer acompanhamento, desde a etapa de seleção, passando pelo treinamento, no dia a dia de trabalho com uso de feedbacks, e nas avaliações de desempenho. Deve criar um clima de integração, confiança e estímulo para o desenvolvimento de competências importantes para a empresa, e para tanto, o exemplo pessoal de conduta é peça chave, com coerência entre discurso e atitude.
O gestor tem o papel de definir objetivos e metas para o futuro, assim como planos de ação que possam dar aos membros da equipe os rumos para alcançá-los, assim como combinar bem as funções de gerente e de líder, onde no primeiro com características voltadas ao planejamento, controle e mensuração, e no segundo atuando mais na implementação, comunicação e incentivo.
Identifique o estilo adequado a cada situação.
Existem várias definições para estilos de liderança, que independente de nomes e escalas, sempre “gravitam” entre extremos, de modelos coercitivos/controladores aos democráticos/participativos. Como a gestão é um ato relacional, portanto de mão dupla entre o gestor e o grupo, sua atuação deve ser situacional, necessitando do gestor grande capacidade de análise geral das demandas e de empatia com o grupo para perceber neles o nível de maturidade, e a partir disso, adotar o estilo de liderança mais adequado para alcançar melhores resultados.
Não pense somente a curto prazo.
O bom trabalho do gestor quase sempre gera influências positivas antes de resultados positivos, numa ordem de causa e efeito. Existem situações em que um trabalho de base deve ser feito, influenciando na cultura, o que pode trazer inicialmente resultados tímidos ou até inferiores aos acompanhados anteriormente, contudo em pouco tempo os bons resultados devem chegar, e o mais significativo é que de forma crescente e sustentada.
O segredo está nas pessoas.
Por fim, pessoas bem treinadas tecnicamente e alinhadas com os objetivos da empresa tendem a se comportar com mais engajamento, compromisso e colaboração, gerando resultados para a empresa com criatividade, inovação e sinergia. O caminho mais rápido e seguro para que a organização tenha profissionais competentes, éticos e autônomos é através de boas escolhas para os cargos de gestão, que estes assumam verdadeiramente o papel de agentes de mudanças, de multiplicadores, servindo de exemplo, sendo líderes que formam novos líderes em vez de simples seguidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário