A internet representa hoje um verdadeiro mundo de oportunidades para
os negócios e, pelo menos no Brasil, está em franca expansão. Os mais
recentes números do Ibope/Nielsen apontam que o país já possui 78
milhões de internautas, o equivalente à população da Argentina e Canadá
juntos, ultrapassando também toda a população deo Reino Unido, França e
Itália. Como meio de comunicação só perde para a TV e o rádio e, segundo
estimativas da e-Bit, deverá movimentar até o final do ano cerca R$ 20
bilhões em vendas para consumidores finais (B2C).
Mas se possui maravilhas, a internet também guarda os seus percalços,
e estes não são poucos. Seduzidas pelo potencial de negócios e pelo
aparente baixo custo (afinal, muitos sites chegam a oferecer uma série
de serviços gratuitos), muitas empresas acabam por considerar que basta
“estar” na internet para ter um retorno fácil e garantido. Não levam em
conta que a internet é um meio extremamente dinâmico, em que novos
concorrentes e novos modelos de negócio surgem a cada dia e que os bons
resultados de hoje não garantem o sucesso do negócio amanhã.
Diante dessa realidade, é muito bem-vindo o novo trabalho do
professor Conrado Adolpho, Os 8Ps do marketing digital – o guia
estratégico de marketing digital. Como o título do livro já indica,
trata-se de um guia para orientar sobretudo as pequenas e médias
empresas a planejar, executar e monitorar suas ações de marketing
digital de modo a obter o máximo retorno sobre seus investimentos.
O livro apresenta uma nova metodologia, os “8Ps” (Pesquisa,
Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização
e Precisão), desenvolvida e testada nos últimos anos por diversas
empresas no Brasil. Aliás, este é um dos grandes méritos do trabalho de
Adolpho, criar um manual prático com base na realidade de mercado
brasileira.
Não se assuste com as 900 páginas do livro. Não há teorias complexas
ou conceitos técnicos complicados, todo o conteúdo é focado em negócios e
apresentado com uma linguagem simples e direta, quase um bate-papo
sobre como tirar proveito dos principais recursos da internet para gerar
resultados aos seus negócios.
Você vai aprender a pesquisar o público-alvo através das ferramentas
do Google, formalizar o planejamento e as ações em um documento
detalhado, montar uma equipe de marketing digital, criar um site com
conteúdo relevante que seja facilmente encontrado pelos buscadores,
desenvolver promoções e “viralizá-las” nas redes sociais, fazer
campanhas de e-mail marketing personalizadas para seus clientes e
monitorar os resultados por meio de indicadores de performance.
Tudo isso complementado por mais de cem cases práticos de empresas brasileiras e outras centenas de referências de sites e ferramentas úteis para o dia a dia, assim como uma extensa bibliografia para se aprofundar nos assuntos abordados.
Depois de ler Os 8Ps do marketing digital, você não vai precisar ler
nenhum outro livro sobre o assunto. Mas o mais provável é que você vá
querer ler muitos outros, tão apaixonado pelo assunto vai ficar.
Fonte: Matéria publicada no site www.administradores.com.br
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